sábado, 19 de março de 2011

Do Fogo da Criação a Chama da Destruição - A Glória de Tróia


Desfile da Nova Águia no segundo ano da LIMES!
VOA  MINHA ÁGUIA RUMO AO BI TÃO SONHADO!!!!!

DESFILE DA NOVA ÁGUIA - Parte 1

 Lá vem a Gremio Recreativo Mini-Escola de Samba NOVA ÁGUIA! A grande campeã do ano passado que luta nesse segundo ano da LIMES pelo Bi-Campeonato.

 Já vendo a evolução da Comissão de Frente!!!

 Aqui o primeiro detalhe dessa Comissão que tem 11 componentes representando "O fogo de Hécuba!"

 Os gregos tem uma grande cultura e dessa cultura que a escola se inspira para falar de uma das maiores guerras que existiu na versão mitologia: A Guerra de Tróia. A escola pretende contar esse mito que para muitos é desconlhecido, detalhes de uma mitologia lendaria. Agora ala-a-ala o desfile da Nova Águia: "Do fogo da criação a chama da destruição – A glória de Tróia!"

 COMISSÃO DE FRENTE: O fogo de Hécuba!

 Os componentes evoluem na nova avenida projetada para esse desfile, uma avenida com iluminação própria onde a escola pode evoluir sem se preocupar se as fotos fiquem ou não escuras.

 Hécuba, mulher de Príamo, rei de Tróia, estava grávida de Páris, quando sonhou que estava dando à luz a uma tocha de fogo que consumia e destruía toda a Tróia, o rei viu aquilo como um pressagio e assim que o bebê nasceu, foi entregue a uma criada com ordens de levá-lo ao Monte Ida e matá-lo.

 Visão lateral de toda a escola tomando conta da avenida! É a Nova águia no seu desfile de 2011!

 Toda a avenida tomada pela escola e festa começou e o público de levanta para sambar junto a grande campeã de 2010!
 A Comissão de Frente já saindo da avenida ali na praça da apoteose onde faz suas últimas evoluções. Comissão de Frente que no ano passado foram todas as notas 10! E foi a única escola e o único quesito de todas as escolas a ganhar nota maxima.

 1º CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA: Pastor!
A criada, entretanto, ao invés de matar Paris, simplesmente o deixou na montanha para morrer; ele foi salvo por pastores de ovelhas, sendo criado para também se transformar em um deles.
A PB é a ovelha, toda em plumas brancas. Uma caracteristica da escola esse ano é o uso de plumas em suas fantasias, a escola investiu muito nesse novo visual da agremiação. O MS vem como Paris de pastor de ovelhas; outra caracteristica da escola é os componentes em pé, que até ano passado eram todos deitadinhos, para isso acontecer com um visual legal a escola recortou melhor todos os componentes que desfilaram retirando aquele espaço branco que havia no ano passado.

 ABRE-ALAS: Pomo da Discórdia!


Todos os deuses e deusas do Olimpo, menos uma, foram convidados para o magnífico casamento de Peleu e Tétis; no meio da festa, Éris (Deusa da Discórdia), a única deusa que não tinha sido convidada, entrou abruptamente no local e atirou entre os convidados o Pomo da Discórdia (Uma Maçã Dourada), com a inscrição "Para a mais bela". Esta maçã foi requisitada por três deusas, Hera, Atena e Afrodite. Como elas não conseguiram chegar a um acordo, e Zeus estava compreensivelmente relutante em resolver a disputa, enviou as deusas para terem suas belezas julgadas pelo pastor Páris, no Monte Ida, fora da cidade de Tróia, na orla oriental do Mediterrâneo.

 Uma dos mais aguardados símbolos desse carnaval: A ÁGUIA! A águia é o animal símbolo de Zeus, o Deus dos deuses, e a escola trás ela em seu abre-alas mais discreta nesse ano, como não existe registro de nada sobre a ave no casamento, a escola apenas trás a ave divina de Zeus discreta no Monte Olimpo.
Aqui já começamos a ver que houve um ótimo trabalho de acabamento nas alegorias e na águia toda pintada de um suave amarelo dourado.

 O destaque da foto anterior era Afrodite que vinha em cima da águia, desse lado do carro temos Atena.

 A maçã dourado do Pomo e já vemos a grande escultura de Eris.

 Destaque central: Éris (Deusa da Discórdia).


 Visão lateral do carro que é o palacio do Monte Olimpo onde acontecia o casamento e a grande figura de Eris tomando conta de tudo com sua Discórdia.


 Nessa imagem você pode ver melhor o outro destaque lateral: Hera.
A iluminação do carro com toda a luz da avenida deu a esse abre-alas um lindo efeito. A escola começa com FORÇA!

Grandes alegorias, componentes diferentes, novos materiais... Tudo isso você verá nesse desfile da Nova Águia que não divide a história de Tróia por setores, ela vem contar o conto mitologico e para isso segue uma orgem cronologica dos fatos sem necessitar de dividi-los e isola-los.

sexta-feira, 18 de março de 2011

DESFILE DA NOVA ÁGUIA - Parte 2

 Explosão verde e rosa no desfile da Nova Águia. As cores que embalam o nosso coração.

 ALA 1: Prêmio de Hera!
Cada uma das deusas para ganhar o Pomo ofereceu uma recompensa se fosse a escolhida; Hera ofereceu riqueza e poder.
Ala riquissima, com pedras douradas e muito ouro para representar a riquesa e todo o poder que essa riquesa traria a Paris se ele escolhesse Hera como mais bela.
 
 ALA 2: Prêmio de Atena!
Atena ofereceu habilidade militar e sabedoria nas guerras.
A ala vem toda vestida pra guerra, é a sabedoria militar que Atena ofereceu.
 

ALA 3: Prêmio de Afrodite!
Afrodite ofereceu o amor da mais bela mulher do mundo.
A ala trás a mulher mais bela do mundo. Seus costeiros são corações de amor.

 TRIPÉ 1: Cupido!

 Cupido (Eros) é o filho de Afrodite e sem saber ele estava invisível e enquanto sua mãe argumentava com Paris. Cupido atirou uma fecha em Paris e o deixou apaixonado por essa mulher que ele ainda não conhecia, assim ele concedeu a vitória a Afrodite!


ALA 4: Jogos Troianos!
 Logo depois, Páris retornou por acaso a Tróia, onde havia jogos semelhantes aos Olímpicos na cidade e sua habilidade nas competições atléticas e sua surpreendente bela aparência causaram interesse nos seus pais, que rapidamente estabeleceram sua identidade e o receberam de volta com entusiasmo se tornando assim o Príncipe de Tróia.

 Lá vem o 2º carro da escola.

 CARRO 2: Helena!

 A mais bela mulher do mundo era Helena, a filha de Zeus e Leda. Helena casou com Menelau, rei de Esparta, e na época que Páris veio visitá-los tinham uma filha, Hermíone. Menelau recebeu Páris muito bem em sua casa, mas Páris pagou esta hospitalidade raptando Helena e fugindo com ela de volta a Tróia. O Cupido acertou Helena com uma fecha e assim ela se apaixonou por Páris e fugiu com ele.

 Destaque central: Helena.

 Destaque de composição: Cupido!
Notem que a escola trás uma novidade para a avenida: Esculturas feitas de Massa de Modelar. A escola investiu pesado nisso para deixar mais realista e bonitas as esculturas da escola que antes eram feitas somente de isopor. A escola também cobriu essas esculturas com glitter para que brilhassem e não quebrassem o conjunto da agremiação.

 Rico acabamento das alegorias da escola, nessa outra foto uma novidade é apresentada: Bolinhas de Silicone! São bolinhas ornamentais de água com silicone que refletem a luz dando esse toque magico na alegoria de luz e brilho.

Um dos carros mais simples e bonitos que vai pisar nesse ano de 2011!

DESFILE DA NOVA ÁGUIA - Parte 3

 Notem que as asas dos cupidos no carro 2 são verde e amarelo e a escola para não quebrar a cromatica trouxe a primeira ala desse setor em verde a amarelo.

 ALA 5: Profecias!
Após o rapto de Helena, Menelau juntos todos a quem conhecia para com ele ir até Tróia buscar Helena novamente. Mas duas profecias impediram eles de zarparem para Tróia: 1 – Os gregos só ganhariam a guerra se Aquiles estivesse com eles! 2 – A filha de Agamenon deveria ser morto para que os ventos levassem os barcos a Tróia!
 
 ALA 6: Águas do Rio dos Mortos!
A mãe de Aquiles, Tétis, quis tornar seu filho imortal, e, quando este era ainda um bebê, levou-o ao Mundo Inferior e o imergiu nas águas do rio Estige; isto tornou seu corpo imune aos ferimentos, exceto pelo calcanhar, o qual ela utilizou para segurá-lo.
A ala vem toda vestida do Rio dos Mortos, em tons azuis escuro e preto. Notem que a ala vem toda feita de saco de plastico prata um recurso que a escola promete usar num dos seus carros. No centro da ala vem dourado é a Imortalidade. É um destaque de ala.
 
 BAIANAS: Entre armas e vestidos! 
Sabendo que seu filho morreria se fosse a Tróia, Tétis o escondeu em um vilarejo onde ele permaneceu disfarçado de mulher e onde teve com Deidâmia um filho: Neoptólemo. Ulisses disfarçou-se de mascate, conseguiu entrar no palácio e espalhou suas mercadorias à frente das mulheres; entre os tecidos havia armas como espadas, escudo e capacete às quais o jovem Aquiles demonstrou um interesse revelador e foi assim descoberto!
A ala trás escudos nos ombros e espadas no peito, além de vim vestida com os tecidos que Ulisses colocou junto as armas.
 
 Rei de Bateria da Escola!
Não pode faltar a Inspiração de nossa bateria!

 BATERIA: A falta de vento!
A deusa Ártemis exigia o sacrifício da filha de Agamenon, Ifigênia, para que o vento mudasse e os barcos conseguissem chegar a Tróia. Agamenon ficou horrorizado pela profecia, mas a opinião pública o obrigou a obedecer!
A ala trás esse costeiro branco e vem com esse instrumento nas cores da escola.
 
 CARRO 3: O Sacrifício de Ifigênia!

 Ifigênia foi chamada pelo seu pai sob o pretexto de casar com Aquiles, mas foi morta por ele sobre o altar. Algumas fontes dizem que Ártemis ficou com pena dela no último momento e a substituiu por um cervo; de qualquer maneira, o vento mudou de direção e os barcos zarparam.

Esse era o carro que a escola divulgou o Projeto de sua idealização.

 Aqui o Cervo da lenda.

 Ifigênia morta no altar.
 A escultura de Agamenon matando sua filha e ao seu redor o vento começando a soprar, representado aí por esses destaques ao redor de Agamenon.

 Destaque central do carro é: Artemis!

 Visão lateral do carro.

 Visão da parte de trás do carro. Esse é o único carro que a escola fotografou visto pela parte de trás.

São os navios gregos começando sua viagem rumo a Tróia. Após os ventos voltarem eles zarparam rumo a guerra.